O trabalho é um castigo de Deus?

  • 09/05/2019
  • 0 Comentário(s)

O trabalho é um castigo de Deus?

Por que essa pergunta? Porque muitas pessoas encaram o trabalho dessa maneira. Sabe aqueles comentários do tipo “Que bom que hoje é sexta”, ou: “Ah! Segunda-feira é o pior dia da semana!” Acredito que você deve ter ouvido esse tipo de observação, certo?

Por isso fui dar uma olhada na Bíblia para ver o que ela fala sobre isso. E veja só a pérola de sabedoria que descobri. Dê uma olhada na sua Bíblia no texto de Gênesis 2.15, que diz assim: O Senhor Deus pôs o homem no jardim do Éden para cuidar dele e nele fazer plantações.

Note nesse texto que o trabalho não tinha nada a ver com o pecado ou com qualquer tipo de castigo de Deus para as pessoas. Na verdade, mesmo antes de o ser humano cair, quer dizer, de cometer o primeiro pecado, ele já trabalhava. E aquilo era bom. Pelo menos não consta nenhuma reclama­ção sobre isso lá no Gênesis.

É claro, porém, que por causa do pecado o trabalho se tornou difícil. Como assim? É que por essa causa as pessoas têm de trabalhar muito para conseguir alcançar os resultados que antes eram bem mais tranquilos. Dê só uma olhadinha no texto de Gênesis 3.19 e você vai entender isso: Terá de trabalhar no pesado e suar para fazer com que a terra pro­duza algum alimento.

Pois é, quem mandou fazer a coisa errada, não é? Agora tem de trabalhar pesado para conseguir os resultados. Mas mesmo assim Deus é bom o suficiente para fazer com que o seu trabalho tenha significado e ajude outras pessoas, principalmente quando você estiver fazendo a coisa certa, que é aquilo que está ligado à sua missão aqui na terra.

Todas as pessoas precisam trabalhar, a não ser aquelas que tenham algum impedimento físico ou mental. E veja só o que que o apóstolo Paulo disse quando escreveu sua segunda carta aos tessalonicenses: “Quando estávamos aí, demos esta regra: Quem não quer trabalhar, que não coma.” (2Ts 3.10). Por que ele disse isso? Será que tinha raiva do pessoal de lá? Claro que não! Ele sabia que segundo o plano de Deus deve­mos ganhar o nosso pão de cada dia por meio do trabalho.

O trabalho é mesmo uma bênção quando entendemos que por meio dele muitas pessoas serão abençoadas. Então não podemos ser preguiçosos, certo? Se cairmos na preguiça, aí sim não vamos caminhar para a frente, mas só para trás. E não é isso que Deus deseja para você e sua família.

Conclusão: O trabalho não é uma penalidade de Deus para você, muito pelo contrário! Por meio do trabalho, você pode ajudar a suprir as necessidades de muitas pes­soas e ainda ganhar o dinheiro necessário para o sustento seu e da sua família. Faça seu trabalho da melhor forma possível, pois isso agrada a Deus.

Por Paulo de Tarso, pastor, engenheiro e mestre em Teologia. Fundador do Ministério Finanças para a Vida, que ensina pessoas de todas as idades a administrar o dinheiro de acordo com a Bíblia. É autor dos livros “Sucesso Financeiro” e da série “Finanças em Ação”.

* O conteúdo do texto acima é uma colaboração voluntária, de total responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a opinião do Portal Guiame.

0 Comentários


Deixe seu comentário


Aplicativos


Locutor no Ar

PASTOR LUIZ CARLOS

PROGRAMA DE BEM COM A VIDA

07:15 - 12:00

Peça Sua Música

Nome:
E-mail:
Seu Pedido:


Top 5

top1
1. Anderson Freire

Raridade

top2
2. soraya moraes

caminho no deserto

top3
3. Aline Barros

sonda-me

top4
4. samuel mariano

depois do culto

top5
5. alisson e neide

mostra me tua gloria

Anunciantes